O GTSA está a chegar!

O GTSA está a chegar!

A Grande Festa do Trail Running Nacional está a chegar! 

Foi a bordo do Ferryboat Sta. Rita de Cássia, em Caminha, que dia 13 de Agosto 2018, se realizou a apresentação oficial da 8ª edição do Grande Trail Serra d’Arga. Com o Rio Minho como pano de fundo, foi este o local escolhido pelos anfitriões, o sr. Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Dr. Miguel Alves, e o ultramaratonista Carlos Sá, para receber os vários órgãos de comunicação social, entidades parceiras e atletas presentes.

Através da projeção de um pequeno vídeo resumo das edições passadas do Grande Trail Serra d’Arga, Carlos Sá salientou a magnitude deste evento, um dos mais emblemáticos do calendário de provas do trail nacional. São já cerca de 1600 as inscrições registadas e a organização espera ultrapassar as 2000, como tem acontecido em anos anteriores. Mas não é só a nível nacional que o GTSA ganha cada vez mais força. A nível internacional também, já que se encontram inscritos até ao momento atletas de 19 nacionalidades.

Muito mais do que um evento desportivo, o Grande Trail da Serra d’Arga é cada vez mais a grande celebração da família do trail, que ano após ano aqui se reencontra para celebrar a grande festa de Trail Running tendo a Serra d’Arga como palco principal.

O sr. Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Dr. Miguel Alves, também reforçou a importância deste mega evento para a região e para os 4 municípios envolvidos. Se por um lado o elevado número de participantes é um importante incremento na economia local, nomeadamente na restauração e hotelaria, por outro lado a realização deste tipo de eventos tem um papel primordial a nível ecológico. Através da limpeza dos trilhos e da consciencialização das populações para o cuidado com as florestas enquanto bem comum, estes eventos também contribuem para a prevenção dos incêndios que tanto têm assolado e devastado o nosso país.

Muito foi e continuará a ser feito com o projeto Grande Trail Serra d’Arga, dando a conhecer ao público nacional e estrangeiro todo o potencial deste património natural, cultural e paisagístico.

A edição de 2018 traz, uma vez mais, novidades para os seus participantes. A inclusão da vizinha Galiza no projeto GTSA é uma delas. O Rio Minho e o Monte de Santa Tecla serão palco para o Sunset 13km na sexta feira e para o GTSA Aventura 80km no romper do dia de sábado.

O GTSA Aventura 80km é também outra das grandes novidades. Com partida no centro de Caminha, seguir-se-á a travessia do rio Minho em Kayak, subida ao Monte Santa Tecla, regresso à mata do Camarido com nova travessia em Kayak, subida ao Monte de Santo Antão, nova subida ao Monte da Sra. das Neves e entrada em Dem. Aqui, o percurso passa a ser coincidente com o do GTSA 53km, correndo os participantes dos 80 km em conjunto com os da versão de 53k. Um grande desafio que une a volta completa à Serra D’Arga, com Caminha e La Guardia, na Galiza.

O GTSA Vertical acontece no sábado dia 22 de Setembro, às 10:30h em Estorãos. Permite assim aos seus participantes verem a partida do GTSA 53km em Dem, ver a passagem dos atletas em Arga S.João e deslocarem-se depois para Estorãos. Com a partida do GTSA 53km às 9h da manhã e do GTSA Vertical às 10:30h teremos uma grande massa humana e uma grande festa no alto da Sra do Minho.

No Domingo será a habitual invasão à Montaria para os 33km, 21km, 14km e caminhada.
Esperamos neste dia mais de 1500 pessoas, às que pedimos a máxima compreensão para permitir o normal funcionamento do trânsito e estacionamento.

Após a apresentação do evento e uma sessão de perguntas e respostas direcionada aos órgãos de comunicação social, Carlos Sá e o Dr. Miguel Marques conduziram os atletas presentes num Free Running pelos trilhos de Caminha.

Os dados estão lançados e a Festa está quase a começar! As inscrições estão abertas até ao dia 14 de Setembro.






Fotos: Luis Valadares 

CONTACTOS

EMAILWHATSAPPTELEMÓVEL
Email: info@carlossanatureevents.com
Telemóvel: +351 968 644 158
(Chamada para a rede móvel nacional)
Rua da Gandarela, nº38, 4750-863 Vilar do Monte - Barcelos

SEGUIR