Penacova Trail do Centro - Um Centro de Emoções!

Penacova Trail do Centro - Um Centro de Emoções!

“Um Centro de Emoções!”

Assim se descreve o Penacova Trail do Centro apresentado hoje no Município de Penacova.




Este evento, que em 2019 realizará a sua terceira edição, estará de volta já no próximo dia 10 de Novembro e irá novamente surpreender com novos trajetos, entre outras novidades. O fantástico Jersey Oficial Impetus e almoço no final do evento são algumas das novidades, entre outras ofertas que irão sendo anunciadas.




O TRAIL ULTRA 43kms, que nesta edição contará para o Circuito Nacional da ATRP, é o que sofre menos alterações. É um percurso muito diversificado e que surpreendeu os participantes na edição de 2018 com uma viagem ao património histórico, humano e natural do concelho de Penacova. A destacar:


  • As ribeiras em “estado virgem” de Valbom e D’Arcos, circundadas por uma importante mancha de vegetação autóctone;
  • A “escalada” da parede rochosa da Serra de Gavinhos, com o seu núcleo de moinhos de vento preservados; 
  • Os moinhos de vento da Aveleira;
  • O Penedo do Castro, que apresenta uma das melhores vistas para as margens do Mondego e centro de Penacova;
  • Os Fornos da Cal, que outrora eram importantíssimos para a população local como factor de desenvolvimento económico;
  • A Praia Fluvial do Reconquinho, uma pérola da Vila de Penacova, onde está instalado o ponto de partida para os trilhos do Centro de Trail e BTT.
  • O fantástico miradouro Mirante Emídio da Silva com uma das melhores vistas de Penacova;
  • O Mosteiro de Lorvão, que se encontra classificado como Monumento Nacional desde 1910; 
  • A Aldeia de Caneiro nas margens do Mondego que oferece vistas e trilhos espetaculares.




O TRAIL LONGO 27kms, que também entra para as provas qualificativas da Taça ATRP, vai sofrer muitas alterações. Será percorrido o fabuloso trilho da Ribeira D’Arcos, sem perder a passagem pelo Mosteiro de Lorvão e a parede rochosa de Gavinhos, que já são uma marca forte neste percurso do Centro de Trail.

gráfico 27km




O TRAIL CURTO 17kms vai ser completamente diferente criando uma experiência nova a quem já participou nos dois últimos anos.

A inclusão da parede rochosa de Gavinhos, dos fornos da Cal, do Mosteiro de Lorvão e das levadas entre Lorvão, Chelo e Penacova serão atrativos para todos os que se desafiarem nesta fantástica aventura.




CAMINHADA10kms vai também ser reformulada na totalidade de forma a levar os visitantes a outros pontos de interesse do concelho. Depois de presenciar a partida das restantes provas, os participantes serão transportados para os Moinhos de Gavinhos, onde terão a sua partida. Aqui vão poder interagir com os atletas a percorrer a mítica subida rochosa e seguirão em direção ao Mosteiro de Lorvão. A destacar, a passagem junto à levada de Chelo e à fonte de Chelo, interagindo novamente com os atletas em prova. A chegada será no centro de Penacova, junto ao Parque Verde.




Mais uma vez, este evento será organizado em conjunto com a Festa do Mel e do Campo, valorizando assim o que Penacova tem de melhor: as Pessoas, os seus Produtos, a Gastronomia, as Paisagens, os Trilhos e a enorme vontade das suas gentes em afirmar este território. 


Será então no fim-de-semana de S. Martinho que a comunidade do Trail, em conjunto com a população local, irá fazer esta grande festa! Não faltarão a música, gastronomia, muitos e bons trilhos, reportagens televisivas, para além de muitas outras surpresas que estamos a preparar!


Reservem já a data e venham festejar o S. Martinho e a festa do Trail em Penacova!

CONTACTOS

EMAILWHATSAPPTELEMÓVEL
Email: info@carlossanatureevents.com
Telemóvel: +351 968 644 158
(Chamada para a rede móvel nacional)
Rua da Gandarela, nº38, 4750-863 Vilar do Monte - Barcelos

SEGUIR