10º Aniversário do GTSA

10º Aniversário do GTSA

Três dias intensos para comemorar o 10º Aniversário do Grande Trail Serra D’Arga!


Acreditamos que em Setembro já será possível realizar um grande evento, embora com algumas restrições e cuidados, pois parece óbvio que este vírus veio para ficar. Mas tudo faremos para nos adaptarmos e seguir o “nosso trilho”! 


Queremos introduzir algumas alterações no evento que estava programado para 2020, que esperamos irem ao encontro daquilo que achamos ser uma tendência da procura e que determinará o futuro do Trail nos próximos anos. Essas alterações passam por valorizar cada vez mais a competição, sobretudo nas distâncias mais curtas, criando espetáculo e dando o máximo de visibilidade aos “nossos campeões”.


Fundir as anteriores provas de 37k e 55k, que eram já muito competitivas, numa distância intermédia, foi uma das medidas já anunciada em 2020. Queremos os melhores a competir entre si e a dar espetáculo!


Este ano iremos introduzir prólogos na véspera, com transmissão web em direto, feito nas zonas urbanas, para valorizar ainda mais os atletas e os parceiros dos eventos.  






Vamos apostar nas provas longas e de aventura! Vamos reeditar o percurso dos anteriores 85k fazendo-o crescer, este ano, para 110k. Acreditamos que esta distância vai ao encontro de muitos que preferem a aventura, descoberta e superação pessoal, ao invés da competição. Vai também ao encontro da cada vez maior participação de atletas internacionais nos nossos eventos. Para tal, desenhamos um percurso absolutamente fascinante, com uma variedade de percurso incrível, nesta Costa Verde entre o Mar e a Serra, entre Portugal e Espanha!


Com início previsto às 19h de 6ª feira dia 24 de Setembro, dentro do Ferry Boat, no lado Galego (Concelho de A Guarda), em conjunto com os participantes do Sunset Trail, subiremos o monte de Santa Trega, onde encontraremos uma das melhores vistas desta Costa Verde.


Com passagem pelo centro histórico do Concelho Galego, seguiremos junto ao mar rumo à foz do rio Minho. Aí chegados, teremos que fazer uma travessia em Kayak de 500m. Sempre a acompanhar o rio Minho, passaremos no centro da Vila de Caminha onde estará o primeiro abastecimento e a meta do Sunset, ao km 15. Seguir-se-á a subida ao Monte de Santo Antão e descida para a lindíssima Vila Praia de Âncora (caso não seja possível a ida a Espanha usaremos o Rio Coura como modelo de travessia em kayak, como já fizemos em edições passadas).


Chegados a Âncora, mais uns quilómetros junto ao mar e entraremos em Afife, no concelho de Viana do Castelo, onde teremos a segunda base de apoio aos 35kms. Seguir-se-á mais uma subida forte, por um Single track espetacular, junto às linhas de água até ao alto de Outeiro.


A descida será feita sempre em single track e levar-nos-á ao santuário da Senhora da Cabeça. Nova subida e lá chegaremos à capela da Senhora das Neves, já na freguesia de Dem. Mais um par de quilómetros e teremos a terceira base de apoio, no centro de Dem, ao km 53. Estará feita a primeira parte deste grande desafio, faltando agora o tradicional percurso dos 55kms nos últimos anos do GTSA, que dão a volta completa à Serra.


Tudo somado dá um total de 110kms, com 5.200m de desnível positivo e 5 pontos ITRA, para se fazer em 25 horas de tempo limite, já os 45km terão um tempo limite de 12 horas, queremos que praticamente todos os participantes da 1º Edição estejam presentes e sejam Finishers.


Se o GTSA já era considerado uma romaria Minhota, esta prova vem fazer jus a essa designação, uma vez que é uma autêntica rota por mais de 40 capelas, igrejas e mosteiros da região.


As inscrições iriam abrir no final deste mês mas, devido à situação atual e para termos melhor clareza da evolução da pandemia, serão abertas, em princípio, em Março.