Ela está no topo do ranking do Best Trails Series 2024/2025 e é presença assídua nas etapas do circuito. Com uma abordagem descontraída, mas determinada, Karen Mendes prepara-se agora para a última etapa: o Grande Trail Serra D’Arga. Nesta conversa, conta-nos como tudo começou, o que a tem marcado no circuito e o que espera da sua estreia nos trilhos do Alto Minho.
Como começou a tua relação com o trail running? Foi amor à primeira vista?
Na verdade, nem sabia o que era o trail quando fui à primeira prova, não fazia ideia então levei umas sapatilhas de estrada novas cor de laranja. Nunca mais voltaram à cor original 😉 Gostei muito do desafio, da diferença de ritmos e da surpresa constante.
Já participaste em várias provas do circuito. O que torna o Best Trails Series especial para ti? Qual foi a prova que te marcou mais?
Para mim o melhor deste circuito são as amizades que se fazem, é encontrar as mesmas caras prova após prova, partilhar os trilhos e as emoções com estas pessoas. Claro que também uma organização de excelência que já nos faz sentir parte da família. A prova que me marcou mais talvez o Foz Côa, participei nos 3 dias, é um fim-de-semana muito intenso e rico, cheio de trilhos e paisagens maravilhosas, e depois temos também o contacto com as pessoas da terra, torna o fim de semana muito especial.
Tens mantido a liderança no ranking. Como tem sido lidar com essa pressão ao longo das etapas?
Não tenho colocado muita pressão, sei que não sou a melhor e isso também não me deixa criar muitas ilusões. A cada prova só vou tentando dar o meu melhor, naquele dia faço por chegar à meta cansada e orgulhosa do que fiz. Claro que se conseguir cortar a faixa da meta sabe muito melhor.
Manter a liderança até agora deve-se apenas a ter conseguido jogar bem com a pontuação logo desde o início e, claro, alguma sorte também.
Quais têm sido os teus maiores desafios físicos ou mentais ao longo do circuito?
Como estava a dizer, desde o início que jogo com a pontuação de cada etapa, o que quer dizer que sempre que possível fui fazer mais que uma prova na mesma etapa. Isso para mim é novo e exigiu alguns treinos mais pesados no início do ano, principalmente a prepara o Foz Côa.
O que representa para ti o Grande Trail Serra D’Arga? Já conheces a prova ou é a tua estreia?
Não conheço a prova, para mim vai ser tudo novo. Mas como é a última etapa deste circuito espetacular, vou com grandes expetativas!
Como estás a preparar esta etapa? Algum foco específico no treino ou na estratégia?
Bom, vimos agora de Penacova, o principal foco agora vai ser recuperar muito bem. A próxima etapa é já daqui a pouco, o que não deixa grande margem para construir. Vou focar na recuperação e manter o que tenho construído até agora.
Que conselhos darias a quem está a pensar experimentar o trail ou até inscrever-se no circuito?
Venham experimentar, os trilhos estão cheios de pessoas fantásticas! E este circuito é uma oportunidade única de conhecer melhor este país tão bonito!
Karen chega ao Grande Trail Serra D’Arga como líder do ranking e com um percurso feito de consistência e gosto genuíno pelo desporto. A sua estreia na Serra de Arga promete ser mais um capítulo marcante nesta época inesquecível.
Se ainda estás em dúvida sobre participar numa prova do Best Trails Series, talvez este seja o incentivo que precisavas. Cada etapa é uma oportunidade única de descobrires paisagens, testar limites e fazer parte de uma comunidade apaixonada pelo desporto e pela natureza. Se esta entrevista te inspirou, então está na hora de te juntares a esta aventura, inscreve-te ainda hoje Grande Trail Serra D’Arga. Tens até dia 19 de setembro.
Aproveita também e segue-nos nas redes sociais e acompanha de perto as novidades, dicas de treino, testemunhos e muito mais: