PT
Nas últimas três semanas, entre festas de Natal, passagem de ano e Reis, passei a maior parte dos dias por terras de Foz Côa, no Alto Douro Vinhateiro.
Já conhecia relativamente bem este enorme território, mas queria explorar ao máximo o mesmo, para vos dar a melhor experiência possível. Se o que tinha descoberto até aqui, para a prática do Trail Running já era interessante, agora tenho a certeza que está como eu gosto e que vocês vão adorar.
Numa Região onde a mão humana moldou a maioria do território para a agricultura intensiva, como Vinha, Azeite e Amêndoa, encontrar terreno mais “selvagem” é um desafio, mas felizmente nesta Região ainda é possível, e esse equilíbrio está nos trajetos que vos vou propor.
Os percursos nunca são monótonos, uma conjugação entre Single tracks, trilhos aventura e caminhos de terra por entre vinhas, Olivais e Amendoais, onde podemos soltar as pernas, e apreciar as incríveis paisagens sobre o rio Douro e estes cenários incríveis desta Região…..
Para otimizar esta experiência vamos fazer alguns ajustes ao programa, que ficará da seguinte forma:
Dia 23 Abril:
Para os participantes que optaram pelo pack 3 dias alojamento, ficam instalados no (CAR) Centro de Alto Rendimento do Pocinho, aqui faremos também o secretariado para a versão 3 dias, com e sem alojamento que têm início às 16:00h.
Quem optar pelo pack 3 dias sem alojamento, tem várias opções;
Ás 17:00 todos os participantes serão transportados de autocarro, para visita à famosa Quinta do Vale Meão, conhece aqui um pouco mais da sua história; (https://www.quintadovalemeao.pt/historia).
Depois da visita, e pelas 18h a partida será feita no espaço exterior da Adega da Quinta.
O Percurso inicia-se sem grande dificuldade entre vinhas e olivais, com passagem junto ao Rio Douro, uma subida à Capela Ermida Vale Meão, aqui temos uma fantástica vista panorâmica sobre a Quinta.
O restante percurso desenrola-se entre single tracks e caminhos vinícolas, mostrando o contraste do Douro abruto e em estado selvagem, assim como a outra parte moldada pelo homem, teremos ainda a percepção do trabalho da Natureza entre o Rio Douro e este espaço ao criar este Meandro. Avistaremos também a fantástica foz do Rio Sabor, que desagua no Douro, precisamente neste local.
A prova termina nas instalações do CAR, seguindo-se o jantar para quem optou pelo pack alojamento.
No dia 24, esperam-se muitos mais atletas da prova aberta, prova que conta para os Circuitos ATRP, o secretariado para estes, tem início às 7h em frente à Câmara Municipal, que será o local de meta. No mesmo local, às 8h os atletas dos 45k e 23k serão transportados para Numão, são cerca de 35min de viagem.
Chegados a Numão será feita uma apresentação histórica desta Vila, e a partida para os atletas dos 45k, que será pelas 9h. Os atletas dos 23k e seus familiares, terão ainda tempo para uma visita ao imponente Castelo de Numão, aprofundando esta visita histórica.
Por volta das 9:30h, os atletas dos 23k, serão novamente transportados para a aldeia de Arnozelo, situada nas margens do Rio Douro, e local de partida para esta prova.
Às 10h daremos a partida, que inicia com um Single track fantástico de 3kms sempre nas margens do Douro.
Já os participantes do Trail Curto/Caminhada 13k, tem transporte marcado às 9:30h em Foz Côa, e serão transportados para a estação de Mós do Douro, este transfere tem a duração de cerca de 35min. Por volta das 10:20min daremos partida desta prova.
O percurso será uma agradável surpresa, acreditamos que até para os participantes da região, quase sempre com a presença do rio Douro no horizonte. A destacar a passagem pelo Castelo de Numão, um Single track fabuloso de 3kms até ao início do terrível muro de Custóias, subida à capela Sra do Viso, ponto mais alto do concelho de Foz Côa. Terreno aventura até à aldeia de Olas já no concelho de S. João da Pesqueira, Miradouro da Quinta de Varzelas com vista incrível para Ferradosa, São Xisto, São Salvador do Mundo,…. E singles tracks fantásticos até Arnozelo onde inicia os 23k. Esta parte inicial dos 45k é a mais dura e técnica de todo o trajeto, embora o que se segue tem o mesmo desnível, mas mais corrível.
A segunda parte que é comum aos 23k e 13k, de destacar o já dito fantástico single track logo à saída de Arnozelo, a lindíssima Quinta do Vesúvio, as vistas panorâmicas para o Douro, a subida à capela de Santa Bárbara, com vista lindíssima para a aldeia de Mós, a passagem pela Aldeia de Santo Amaro, com vista panorâmica para todo o Vale de Foz Côa e Pocinho, e a entrada na Cidade pela avenida principal, com meta em frente à Câmara Municipal.
Na arena da meta será disponibilizado o reforço alimentar, e quem quiser duche, poderá faze-lo nas piscinas municipais que estão a 350m. A entrega de prémios será pelas 15h.