PT:
Nos últimos tempos planear tem sido um desafio para nós, pandemia, incêndios, eleições, autorizações, são fatores que nos obrigam a ter sempre um plano aberto e alternativas, felizmente a qualidade da Serra D’Arga e zona envolvente permite-nos ter imensas alternativas de enorme qualidade. Esperamos que este seja o plano definitivo.
O Vertical mantém a data de 19 Setembro e abre assim 15 dias antes das provas principais, a 10ª edição do GTSA, com início em Estorãos (Ponte de Lima) e término na mítica Srª do Minho. É já um clássico esta prova, com a novidade de este ano atribuir pontos extra para o Circuito Best Trail Series.
Na sexta-feira dia 1 de outubro o centro de Caminha será a base logística e de partida para várias novidades.
Às 17:30h arranca o Prólogo, mais uma prova nova que dá pontos extra para o Circuito Best Trail Series e permeia os atletas mais rápidos. Serão entregues 700€ aos 3 primeiros classificados masculinos e femininos.
Às 19h teremos as partidas do Sunset 15kms e o Ultra Endurance 110kms.
Por questões logísticas decidimos anular a travessia do Rio Minho e os Kayaks, fazendo todo o percurso em território Nacional e envolvendo pela primeira vez Vila Nova de Cerveira no projeto GTSA, município que detém uma área considerável da Serra D’Arga, nomeadamente na freguesia de Covas.
O percurso do Sunset é linear e coincidente com o Ultra Endurance até Vila Praia de Âncora, passando por Santo Antão onde encontraremos o primeiro abastecimento e uma das melhores vistas Sunset de toda esta Costa Verde Atlântica. Os atletas do Sunset que não tenham familiares ou acompanhantes, terão à disposição autocarro e carrinhas para os levar novamente a Caminha, são cerca de 10min de viagem.
Os atletas da Ultra 110k chegados a Âncora, terão mais uns quilómetros junto ao mar com vistas lindíssimas e entram em Afife, no concelho de Viana do Castelo, onde teremos o segundo abastecimento. Seguir-se-á mais uma subida forte, por um Single track espetacular, junto às linhas de água até ao alto de Outeiro, onde haverá mais um abastecimento sobretudo de líquidos tal como o primeiro em Santo Antão.
A descida será feita sempre em single track e levar-nos-á ao santuário da Senhora da Cabeça. Nova subida e lá chegaremos à capela da Senhora das Neves, já na freguesia de Dem. Mais um par de quilómetros e teremos a primeira base de apoio, no centro cultural de Dem, ao km 43. Estará feita a primeira parte deste grande desafio, faltando agora o tradicional percurso dos 55kms nos últimos anos do GTSA, que dão a volta completa à Serra. Com o acréscimo depois de chegados ao abastecimento da Arte na Leira, terem a descida e respetiva subida a Covas, voltando a usar o mesmo abastecimento pela segunda vez.
Tudo somado dá um total de 110kms, com 5.530m de desnível positivo e 5 pontos ITRA, para se fazer em 25 horas de tempo limite, acreditamos que será uma prova para ficar durante muitos anos na programação do GTSA, e com percursos e partidas sempre diferentes.
Os atletas que não tenham familiares ou acompanhantes, terão à disposição na meta em Dem, carrinhas para os levar novamente a Caminha, são cerca de 10min de viagem.
Neste momento (dia 22 julho) encontram-se inscritos 90 atletas para a Ultra Endurance 110k.