Todas as novidades da 8ª edição do Grande Trail Serra D’Arga!
Nos últimos oito anos, todos os finais de Setembro, a grande festa de Trail Running ruma ao Alto Minho, e têm a Serra D’Arga como palco.
A Serra D’Arga têm um território com 4500 hectares e faz parte do maciço montanhoso da Peneda-Gerês, é também conhecida por Montanha Sagrada, com os seus trilhos seculares, dificilmente encontramos em outro local, tantos quilómetros de calçadas romanas, que ligam as populações de aldeia em aldeia.
A vida selvagem está bem presente, o Lobo Ibérico encontra neste maciço um excelente refúgio, até as eólicas instaladas na Serra, são paradas por largo período, para não perturbar as fêmeas quando estas estão para dar à luz.
Os famosos cavalos selvagens, dificilmente são vistos em tão grande número, como nesta Serra, a raposa e tantos outros seres da vida animal, encontram neste refúgio a sua casa.
A Serra D’Arga têm um micro clima próprio, não temos em Portugal outra serra com tamanha altitude encostada ao Atlântico, apenas dez quilómetros dividem o mar e os 825m de altitude, nesta zona Norte os ventos fortes, chamadas Nortadas arrastam a massa de ar húmido do atlântico que dá vida a este local.
As suas cascatas fabulosas, são uma atração tanto para os caminheiros, como os Trail Runners, assim como os banhistas no verão. Os “Pinchos” nome dado a estas cascatas são já um nome sonante na maioria dos visitantes.
Muito tem sido feito nos últimos oito anos, com o projeto Grande Trail Serra D’Arga, conseguimos mostrar todo este património natural, cultural e paisagístico a muitos atletas e visitantes.
Com campanhas fortes de televisão, rádio, vídeo marketing, fotografia, e tantos outros, levamos a Serra D’Arga a casa dos Portugueses e de muitos estrangeiros de uma outra perspectiva.
Mas também aos residentes destas fantásticas aldeias, o GTSA trás uma dinâmica espetacular, raro é o fim de semanas, que não estejam centenas de pessoas a praticar atividades outdoor neste paraíso natural, para além da alegria trazida por estes forasteiros, novas oportunidades de negocio são criadas, indispensáveis para fixar população.
A edição de 2018, traz mais uma vez novidades para os seus participantes, a inclusão da vizinha Galiza no projeto GTSA é uma delas, o Rio Minho e o monte Santa Tecla serão dois palcos do Sunset 13k na sexta feira e dos 80k no romper do dia de sábado.
Uma versão de 80k é também outra das grandes novidades, com partida no centro de Caminha, travessia do rio Minho em Kayak, subida ao Monte Santa Tecla, regresso à mata do Camarido com nova travessia em Kayak, subida ao Monte de Santo Antão, nova subida ao Monte da Sra das Neves, e entrada em Dem, onde entram no percurso dos 53k, correndo em conjunto com os atletas da versão 53k.
Um grande desafio, unindo a volta completa à Serra D’Arga na versão 53k e ligação a Caminha e La Guardia Galiza.
O GTSA Vertical acontece no sábado às 10:30h em Estorãos, permitindo assim os seus participantes verem a partida dos 53k em Dem, ver a passagem dos atletas em Arga S.João e deslocarem-se para Estorãos.
Com a partida dos 53k às 9h da manhã e Vertical às 10:30h teremos uma grande massa humana e festa, no alto da Sra do Minho.
No Domingo será a habitual invasão à Montaria para os 33k, 21k, 14k e caminhada, esperamos neste dia mais de 1500 pessoas, ao que pedimos a máxima compreensão no normal funcionamento do transito e estacionamento.
A Festa está quase a começar, inscreve-te já e junta-te às centenas que já o fizeram.
PS: Para descomprimir, 15 dias depois participem também na estreia do Sistelo Extreme Marathon, uma prova que junta estrada de Montanha, Ecovia e uma pequena parte de trilhos, num cenário ÚNICO!