Todas as novidades da 8ª edição do Grande Trail Serra D’Arga!

Todas as novidades da 8ª edição do Grande Trail Serra D’Arga!

Todas as novidades da 8ª edição do Grande Trail Serra D’Arga!


Nos últimos oito anos, todos os finais de Setembro, a grande festa de Trail Running ruma ao Alto Minho, e têm a Serra D’Arga como palco.


A Serra D’Arga têm um território com 4500 hectares e faz parte do maciço montanhoso da Peneda-Gerês, é também conhecida por Montanha Sagrada, com os seus trilhos seculares, dificilmente encontramos em outro local, tantos quilómetros de calçadas romanas, que ligam as populações de aldeia em aldeia.


A vida selvagem está bem presente, o Lobo Ibérico encontra neste maciço um excelente refúgio, até as eólicas instaladas na Serra, são paradas por largo período, para não perturbar as fêmeas quando estas estão para dar à luz.

Os famosos cavalos selvagens, dificilmente são vistos em tão grande número, como nesta Serra, a raposa e tantos outros seres da vida animal, encontram neste refúgio a sua casa.


A Serra D’Arga têm um micro clima próprio, não temos em Portugal outra serra com tamanha altitude encostada ao Atlântico, apenas dez quilómetros dividem o mar e os 825m de altitude, nesta zona Norte os ventos fortes, chamadas Nortadas arrastam a massa de ar húmido do atlântico que dá vida a este local.

As suas cascatas fabulosas, são uma atração tanto para os caminheiros, como os Trail Runners, assim como os banhistas no verão. Os “Pinchos” nome dado a estas cascatas são já um nome sonante na maioria dos visitantes.


Muito tem sido feito nos últimos oito anos, com o projeto Grande Trail Serra D’Arga, conseguimos mostrar todo este património natural, cultural e paisagístico a muitos atletas e visitantes.

 Com campanhas fortes de televisão, rádio, vídeo marketing, fotografia, e tantos outros, levamos a Serra D’Arga  a casa dos Portugueses e de muitos estrangeiros de uma outra perspectiva. 

Mas também aos residentes destas fantásticas aldeias, o GTSA trás uma dinâmica espetacular, raro é o fim de semanas, que não estejam centenas de pessoas a praticar atividades outdoor neste paraíso natural, para além da alegria trazida por estes forasteiros, novas oportunidades de negocio são criadas, indispensáveis para fixar população.



A edição de 2018, traz mais uma vez novidades para os seus participantes, a inclusão da vizinha Galiza no projeto GTSA é uma delas, o Rio Minho e o monte Santa Tecla serão dois palcos do Sunset 13k na sexta feira e dos 80k no romper do dia de sábado.


Uma versão de 80k é também outra das grandes novidades, com partida no centro de Caminha, travessia do rio Minho em Kayak, subida ao Monte Santa Tecla, regresso à mata do Camarido com nova travessia em Kayak, subida ao Monte de Santo Antão, nova subida ao Monte da Sra das Neves, e entrada em Dem, onde entram no percurso dos 53k, correndo em conjunto com os atletas da versão 53k. 

Um grande desafio, unindo a volta completa à Serra D’Arga na versão 53k e ligação a Caminha e La Guardia Galiza.


O GTSA Vertical acontece no sábado às 10:30h em Estorãos, permitindo assim os seus participantes verem a partida dos 53k em Dem, ver a passagem dos atletas em Arga S.João e deslocarem-se para Estorãos.

Com a partida dos 53k às 9h da manhã e Vertical às 10:30h teremos uma grande massa humana e festa, no alto da Sra do Minho.


No Domingo será a habitual invasão à Montaria para os 33k, 21k, 14k e caminhada, esperamos neste dia mais de 1500 pessoas, ao que pedimos a máxima compreensão no normal funcionamento do transito e estacionamento.


A Festa está quase a começar, inscreve-te já e junta-te às centenas que já o fizeram.


PS: Para descomprimir, 15 dias depois participem também na estreia do Sistelo Extreme Marathon, uma prova que junta estrada de Montanha, Ecovia e uma pequena parte de trilhos, num cenário ÚNICO!   

CONTACTOS

EMAILWHATSAPPTELEMÓVEL
Email: info@carlossanatureevents.com
Telemóvel: +351 968 644 158
(Chamada para a rede móvel nacional)
Rua da Gandarela, nº38, 4750-863 Vilar do Monte - Barcelos

SEGUIR